Educação de Surdos

QUEM FOI JACOB RODRIGUES PEREIRA?

 Jacob Rodrigues Pereira (11 de Abril de 1715 - 15 de Setembro de 1780) foi educador de surdos, francês, que embora usasse gestos, defendia que os surdos deveriam seroralizados.

Nascido em 1715 em Peniche no seio de uma família judia com raízes em ChacimMacedo de Cavaleiros, emigrou ainda criança para Bordeaux levado pelos pais, Magalhães Rodrigues Pereira e Abigail Ribea Rodrigues, que tentavam escapar àInquisição.
Foi em França que desenvolveu o seu trabalho com surdos. Usava o 
alfabeto manualpara o ensino da fala. Nuca publicou seus estudos, sendo que apenas se conhecem os seus métodos devido ao testemunho de alguns de seus alunos e alguns documentos que a família conseguiu preservar - esses métodos consistiam na crença de que a configuração da mão designava a posição e o movimentos dos órgãos de fala aquando da produção do som, além das letras usadas na escrita para representar o som.
Modificou o alfabeto manual de 
Bonet, fazendo corresponder a cada gesto, um som.
Embora toda a vida tenha defendido que a fala era necessária ao surdo, nos últimos anos aceitou a ideia de que a L
íngua Gestual era a melhor forma de comunicação entre surdos.

 

 

Wikipédia

http://anacarolinafrank.blogspot.com/2009/02/jacob-rodrigues-pereira.html

 

 JOHN WALLIS

John Wallis (1616-1703), educador de Surdos e estudioso da surdez, depois de tentara ensinar vários Surdos a falar, desistiu desse método de ensino, dedicando-se mais ao ensino da escrita. Usava gestos, no seu ensino. George Dalgarnodesenvolveu um sistema inovador de dactilologia. Konrah Amman, defensor da leitura labial, já que considerava que a fala era uma dádiva de Deus que fazia com que a pessoa fosse humana (não considerava os Surdos que não falavam como humanos). Amman não fazia uso da língua gestual, pois acreditava que os gestos atrofiavam amente, embora os usasse como método de ensino, para atingir a oralidade.

 

Wikipédia
 

 

JOHN BULWER

John Bulwer (1614  1684) foi médico britânico, famoso pelos seus estudos sobresurdos.
Ao observar dois surdos a conversar em 
língua gestual, Bulwer entendeu que a línguagestual era essencial na educação dos surdos. Assim, foi o primeiro inglês a desenvolver um método de comunicação entre ouvintes e surdos.

 

 

Wikipédia

 

JUAN PABLO BONET

Juan Pablo Bonet, aproveitando o trabalho iniciado por León, foi estudioso dos Surdos e seu educador. Escreveu sobre as maneiras de ensinar os Surdos a ler e a falar, por meio do alfabeto manual. Bonet proibia o uso da língua gestual, optando o método oral.

 

Wikipédia