COUTINHO, Amândio e AMARAL, Maria Augusta |
|
Título: |
O MÉTODO ESCONDIDO COM O MESTRE DE FORA UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO MÉTODO DE JACOB RODRIGUES PEREIRA |
71 p. |
|
Educação Especial/ Técnicas Pedagógicas |
Sinopse:
MÉTODO ESCONDIDO COM MESTRE DE FORA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DE JACOB RODRIGUES PEREIRA pretende ser apenas um trabalho de divulgação do que de mais importante chegou sobre o método utilizado por Jacob Rodrigues Pereira: professor de raízes Portuguesas que ensinou e educou surdos em França no século XVIII. Se, por um lado, Jacob teve, em seu tempo, grande e merecida fama na educação e ensino de surdos, a verdade é que sobre o seu método nos chegou muito pouco. Todavia, através da reflexão cuidada sobre os documentos que nos chegaram, facilmente reconheceremos a sua sabedoria e mérito. Devemos, entretanto, ser capazes de comparar as suas dificuldades, com as nossas, as suas expectativas com os nossos resultados, com o objectivo de encontrarmos respostas cada vez mais eficazes na educação de surdos.
AMARAL, Maria Augusta |
|
Co-Autor: |
COUTINHO, Amândio
HUMAN CAPITAL AND MOBILITY INTER-SIGN NETWORK PROJECT: ASSESSMENT OF SIGN LANGUAGE IN DEAF CHILDREN DELIVERABLE. |
94 p. |
|
Tese Doutoramento de Linguística Aplicada, Universidade de Lisboa 2002 |
COUTINHO, Amandio e AMARAL, Maria Augusta |
|
INOVAÇÃO, TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO BILINGUE DE CRIANÇAS SURDAS |
|
In: Publicação: |
PERSCRUTAR E ESCUTAR A SURDEZ Edições Afrontamento, 2005 |
296 p. |
|
https://www.wook.pt/ficha/perscrutar-e-escutar-a-surdez/a/id/173505 |
|
Algumas das respostas a estas questões, e muitas outras, constituem o conteúdo deste livro onde para além do conhecimento da realidade da surdez se ensaiam uma série de propostas no âmbito da educação inclusiva.
|
AMARAL, Maria Augusta, co-aut. COUTINHO, Amandio e MARTINS, Maria Raquel |
|
166 p. |
|
https://www.wook.pt/ficha/para-uma-gramatica-da-lingua-gestual-portuguesa/a/id/58841 |
|
Sinopse
A Língua Gestual Portuguesa é a língua usada pela maioria dos surdos portugueses. O presente trabalho tem como objectivo principal demonstrar que a linguagem gestual tem o mesmo estatuto linguístico que a linguagem verbal e que a Língua Gestual Portuguesa (LGP) tem o estatuto linguístico das outras línguas gestuais já estudadas. Avisam-se os leitores que devem olhar para estes resultados como um levantamento de questões linguísticas, um ponto de partida para discussões de fenómenos gramaticais. O sistema de educação de surdos em Portugal é, oficialmente e na prática, predominantemente oral, urgindo que se façam estudos sérios sobre os seus resultados e se apresentem alternativas credíveis e bem estruturadas para dar resposta às lacunas encontradas.
AMARAL, Maria Augusta, co aut. Amandio Coutinho |
|
CRIANÇA SURDA: EDUCAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL |
|
Analise Psicologica. - Vol. 20, nº 3 (2002), p. 373-378 |
|
https://www.ispa.pt/biblioteca/localizacao_do_documento/r1.htm |
|
R1 ISPA |
BISPO, Maria; COUTO, André; CLARA, Maria do Céu; CLARA, Luís. | |
O GESTO E A PALAVRA 2 | |
Lisboa : Caminho | |
368 p. | |
Literatura | |
https://www.wook.pt/ficha/o-gesto-e-a-palavra-2/a/id/1738852 |
Sinopse
DOM LEÃO E DONA CATATUA O GATO GATÃO, POETA DE PROFISSÃO O SEGREDO DO SOL E DA LUA UM PÉ DE VENTO |
|
Leitura Infantil |
|
CERCICA, CRL |
|
A Colecção 4Leituras que, faz parte da lista recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, vem despertar o prazer da leitura, através da apresentação de cada livro em 4 formatos diferentes:
- Versão em Língua Gestual Portuguesa (incluida no DVD interactivo)
- Versão escrita com DVD interactivo que inclui versão áudio
- Versão adaptada em Símbolos Pictográficos para a Comunicação (incluida no DVD interactivo)
- Versão em Braille e em formato Daisy.
LABORIT, Emmanuelle | |
O GRITO DA GAIVOTA |
|
Editorial Caminho | |
208 p. | |
Biografia | |
Nosso Mundo | |
https://www.wook.pt/ficha/o-grito-da-gaivota/a/id/59101 | |
Biografia de uma Surda Profunda, do Berço ao Êxito nos Palcos do Teatro Francês.
SACKS, Oliver |
|
VEJO UMA VOZ |
|
Surdez |
|
Descrição: |
Relógio D'Água, 2011 208 p. |
«Este livro, cuidadosamente investigado e documentado, é uma referência para os direitos dos surdos. Arrisca o grande salto imaginativo tão necessário para compreender a surdez total.» [Jack Ashley, Sunday Telegraph]
SILVA, Sandra; MESQUITA, Isabel | |
GUIA PRÁTICO DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA |
|
Editora Nova Educação | |
160 p. | |
Ensino Especial | |
Dicionário Temáticos | |
https://www.wook.pt/ficha/guia-pratico-de-lingua-gestual-portuguesa/a/id/198461 |
|
Sinopse
Introduz conceitos e princípios fundamentais da gramática da LGP e apresenta imensos exemplos práticos de escrita em LGP (glosa).
Numa abordagem acessível a todas as pessoas, pretende dar um importante contributo para promover a inclusão social e escolar dos surdos.

BALTAZAR, Ana Bela |
|
DICIONÁRIO DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA |
|
Dicionários Temáticos |
|
Descrição: |
Porto Editora, 2010 1168 p. |
https://www.wook.pt/ficha/dicionario-de-lingua-gestual-portuguesa/a/id/3501376 |
Foi organizado especificamente para o contexto português por Ana Bela Baltazar, especialista em língua gestual, que exerce funções de intérprete na Rádio Televisão Portuguesa e na Associação de Surdos do Porto e é presidente do Centro de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual, para além de ter a seu cargo a docência de várias disciplinas do âmbito da Língua Gestual.
Preenchendo uma lacuna há muito sentida no mercado editorial português, este dicionário procura auxiliar uma comunidade cada vez mais vasta de utilizadores, quer a título pessoal ou profissional.
DGIDC |
|
EDUCAÇÃO BILINGUE DE ALUNOS SURDOS - MANUAL DE APOIO À PRÁTICA |
|
DGIDC |
|
Ensino Especial |
|
DGIDC |
|
https://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/DispForm.aspx?ID=828 |
Sinopse:
Este livro, editado pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, destina-se a apoiar as Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos, disponibilizando um conjunto de orientações e sugestões que julgamos importantes para a implementação desta modalidade educativa. Contacto para aquisição do manual: dseease@dgidc.min-edu.pt
LANE, Harlan |
|
A MÁSCARA DA BENEVOLÊNCIA - A Comunidade Surda Amordaçada |
|
Literatura |
|
Descrição: |
Instituto Piaget, 1997 288 p. |
https://www.wook.pt/ficha/a-mascara-da-benevolencia/a/id/89979 |
GOMES, Virgínia Marçalo | |
LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA - AS MÃOS TAMBÉM FALAM |
|
Edições Pedagogo, 2006 | |
160 p. | |
Ensino Especial | |
Forma ISCE |
Sinopse:
Esta sebenta pretende ser um instrumento auxiliar básico de apoio a todas as pessoas que desconhecem o mundo das pessoas surdas, nomeadamente no que concerne à existência de uma Língua própria da Comunidade Surda em Portugal.